Fundação UNI

Fundação UNI

A Fundação UNI é um desdobramento do Projeto UNI (Uma Nova Iniciativa na Formação de Profissionais de Saúde em União com a Comunidade) desenvolvimento em Botucatu a partir de 1992, com apoio da Fundação W. K. Kellogg.

O Projeto UNI teve início na década de 1990 e envolveu 23 cidades da América Latina, seis delas no Brasil (Botucatu, Marília, Londrina, Natal, Salvador e Brasília). Tinha como principal objetivo estimular o desenvolvimento simultâneo da educação, da assistência à saúde e de ações comunitárias, criando e difundindo modelos passíveis de replicação nestes campos.

Apoiada no tripé: universidade - sistema local de saúde - sociedade civil organizada, a Fundação UNI foi implantada em Botucatu em 1997, como estratégia para a construção de parcerias permanentes e de fortalecimento do caráter tripartite da iniciativa UNI, elementos básicos à construção de uma democracia participativa no setor saúde.